domingo, 4 de outubro de 2009

Mercedes, Qué poemas nuevos fuiste a buscar???

"Hasta pronto, Mercedes."

Um dia, ainda estudante da Faculdade de Arquitetura, buscando uma identidade musical, fui apresentado ao som dramático e forte de Mercedes Sosa.
Tinha tudo a ver, a época era da volta a normalidade democrática e nada mais tudo a ver que jovens estudantes de arquitetura, visionários e emocionados com a conquista da liberdade democrática, na politica, emfim... e todas as suas variantes.
E nesse contexto politico da época, surgem os lendários shows no RioCentro/RJ... os shows do Primeiro de Maio.
E num desses shows, cantavam Milton Nascimento e Mercedes Sosa.
Que mulher era aquela, com aquele bumbo, com aquelas roupas e cantando aquelas musicas que despertavam em nós, jovens, uma força descomunal que retumbava por toda uma America Latina desconhecida e nada democrática.
E aquela era a voz de Mercedes Sosa. A voz da America Latina.

Hoje ela nos deixou. Mas sua voz continuará ressoando como aquele bumbo que tocava forte nos nossos corações.

Escolhi essa musica, Alfonsina y el Mar...
Acho que foi uma boa escolha.


Mercedes Eterna!!! Mercedes Grande!!! Hoy asciendes dejando atras la perfumada estrela de tu incomparable manera de hacernos sentir y vibrar de emoción. Tu legado es tan patente como lo fué tu vida. Gracias al cielo por compartirte con nosotros. Feliz regreso al lugar donde siempre perteneciste!La verdad que doy gracias por haber esuchado su canto, "Negrita" nunca te iras de nosotros. Sos y seras el ícono del floklore argentino y americano.

Ya nadie va a cantar "Alfonsina..." como vos, negra. Tu ida no tendrá sustituto. Podrán venir en adelante otros excelentes cantores, pero tu voz será inigualable. Qué descances en paz, Mercedes.

2 comentários:

Mônica Angeleas disse...

Assiti um show dela no Canecão que foi super bacana!! Que ela siga em paz!

Unknown disse...

Mercedes e Violeta Parra são as referencias mais importantes e lindas da minha riponga adolescencia...YES! Andei de bolsinha de lã peruana, saião indiano,camiseta Hering tam8 com tye dye feito por minhas próprias maozinhas, sandalinha de couro, os cadernos de escola todos rabiscados com a cara do Che, fazendo campanha para que o Mac Donalds e todos os simbolos do capitalismo americano ficassem longe de nós....que saudade!!!!
Volver a los 17, despues de vivir um siglo...es como decifrar signos, sin ser sabio conpetente...